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Aprendizado e memória

Esse trabalho à resultante de notas de aula da disciplina de sistemas de memÃria (ministrada por mim) do curso de pÃs-graduaÃÃo em neuropsicologia na Faculdade de CiÃncias MÃdicas da Unicamp. Por ser voltado a um pÃblico heterogÃneo, os tÃpicos foram abordados separadamente em um nÃvel de complexidade acessÃvel a um leitor nÃo especialista. O texto traz definiÃÃes sobre os sistemas de memÃria, o conteÃdo emocional e suas implicaÃÃes no comportamento, alÃm da funÃÃo do sono no processo de consolidaÃÃo de memÃrias.

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ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA A DISTÂNCIA BASEADA NO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

ApÃs a realizaÃÃo de uma pesquisa de interesse, o curso a distÃncia BioquÃmica da NutriÃÃo foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduaÃÃo da Universidade de SÃo Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de BioquÃmica BÃsica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse nÃo se limita a alunos das duas instituiÃÃes citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo paÃs. Esta observaÃÃo despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um pÃblico maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inÃdita, fez-se necessÃria a anÃlise do uso de novas tecno...

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Blue and White Swallow ( Pygochelidon (Notiochelidon) cyanoleuca )

12 cm. Small, the legs, beak and neck are short. The back is blue and the belly white. Male and female are similar. The immature individuals are brown in the upper parts and buffy in the inferior parts. Distribution: From Costa Rica to Southern Brazil. In the Amazon region it is only seen during seasonal migrations. Habitat: Farms, villlages, cities and open areas in general. Uses rocky places and roofs to rest. Diet: Feeds on flying insects. Reproduction: The nest is similar to the one of Progne chalibea. The white eggs (2 to 6) are incubated by the couple. Male and female share the task of feeding the brood. Natural history: The southern populations migrate northwards after br...

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O operon lac de E. coli

O mÃdulo interativo apresenta um esquema do operon lac em nÃvel cromossÃmico contendo o gene regulador lacI, os genes estruturais lacZ, lacY e lacA, os promotores, terminadores e operadores. AlÃm disso, indica o RNA mensageiro correspondente ao operon e as enzimas que sÃo sintetizadas a partir dele. Na porÃÃo inferior, à descrita de forma incompleta a funÃÃo e os nomes de cada enzima. Uma lista de palavras à apresentada à esquerda contendo as palavras que devem ser usadas para completar as lacunas. Quando completas, pode-se pressionar o botÃo Corrigir para obter um v ou um x caso as lacunas tenham sido preenchidas correta ou incorretamente, respectivamente. AlÃm disso, hà tamb...

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FUNGOS CONIDIAIS ASSOCIADOS A FOLHAS EM DECOMPOSIÇÃO DE Clusia melchiori Gleason e C. nemorosa G. Mey EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, BAHIA, BRASIL

Os fungos conidiais constituem um grupo diversificado, com cerca de 15.945 espÃcies. Contudo, pesquisas taxonÃmicas sobre esses fungos no Brasil permanecem escassas e pontuais abordando, sobretudo, os decompositores de substratos vegetais. A Serra da JibÃia, fragmento de Mata AtlÃntica inserido na Caatinga do Estado da Bahia, foi selecionada como prioritÃria para conservaÃÃo da biodiversidade. Visando contribuir para o conhecimento dos fungos conidiais na Ãrea, folhas em decomposiÃÃo de trÃs indivÃduos de Clusia nemorosa, e C. melchiori foram coletadas bimestralmente de outubro/2005 a junho/2006. No laboratÃrio, as folhas foram lavadas, colocadas em cÃmara-Ãmida e os f...

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“Percepção dos Atores Sociais Quanto às Alternativas de Implantação de Sistemas de Captação e Aproveitamento de Água de Chuva em Joinville-SC”

O presente estudo teve como objetivo determinar as alternativas viÃveis para a implantaÃÃo de sistemas de captaÃÃo e aproveitamento de Ãgua de chuva no municÃpio de Joinville-SC. Trata-se de um estudo de percepÃÃo ambiental direcionado para o aproveitamento de Ãgua de chuva em Joinville e regiÃo, com uma amostra composta por atores sociais representativos dos diversos segmentos da sociedade (ÃrgÃos governamentais e nÃo governamentais, instituiÃÃes de ensino, entidades ambientalistas, secretarias regionais, associaÃÃes de moradores e iniciativa privada). Os dados para a realizaÃÃo do estudo foram coletados atravÃs de questionÃrios entregues pessoalmente nas instituiÃÃe...

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Dosagem da atividade da Lactato Desidrogenase sérica

A lactato desidrogenase à uma enzima citosÃlica envolvida na transformaÃÃo de piruvato a lactato e viceversa. Ela participa da glicÃlise anaerÃbica no mÃsculo esquelÃtico e na hemÃcia, da gliconeogÃnse hepÃtica e do metabolismo aerÃbico no mÃsculo cardÃaco. A determinaÃÃo da sua atividade auxilia no diagnÃstico de vÃrias doenÃas jà que a sua atividade se encontra aumentada no soro de pacientes acometidos por infarto de miocÃrdio, hepatite aguda, distrofia muscular e neoplasias. Este trabalho apresenta um objeto de aprendizagem, mediado por computador, que contem a simulaÃÃo da determinaÃÃo laboratorial da atividade da lactato desidrogenase sÃrica, pelo mÃtodo do de...

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pH, Neutralização e Tampão - Experimentos #1

Nesse vÃdeo vamos entender um pouco o que à o pH de uma substÃncia, como podemos neutralizar uma soluÃÃo Ãcida ou alcalina, e atà como isso pode ajudar o nosso sangue! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73

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Neutralização de Ácidos e Bases - Experimentos #2

Nesse vÃdeo vamos entender um pouco como funciona a neutralizaÃÃo de uma substÃncia Ãcida ou alcalina! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73

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Montando um Titulador - Experimentos #3

Neste vÃdeo, vocà aprende um pouco mais sobre a montagem de um titulador! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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O Laboratório Remoto - Experimentos #4

Finalmente vamos aprender o que à o LaboratÃrio Remoto e como vocà pode usÃ-lo! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73

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A Fotossíntese - Experimento #5

Nesse vÃdeo vamos entender um pouco o que à e como funciona o processo de FOTOSSÃNTESE! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73

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Medindo a Fotossíntese - Experimentos #6

Hoje vamos aprender um pouco sobre como medir a taxa de fotossÃntese de uma planta! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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O Medidor de Fotossíntese - Experimentos #7

Como à que a gente constrÃi um medidor de fotossÃntese? No vÃdeo de hoje vamos aprender uma maneira simples de se construir um! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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Analisando a Fotossíntese - Experimentos #8

Como serà que a gente pode analisar a fotossÃntese sendo feita por uma planta? Vamos descobrir no vÃdeo de hoje! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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Vida na Água? - Experimentos #9

No vÃdeo de hoje, vamos falar sobre vida na Ãgua, mas de um jeito bem diferente daquele que estamos acostumados! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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